quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

PROBLEMATIZAÇÃO

Na escola é importante incentivar e valorizar a leitura, pois sabemos que enquanto a criança e o jovem exercitam a leitura estão praticando boas ações para si e para o convívio social, visto que se faz necessário investir neste propósito.
Para isso, fábulas é o gênero textual a ser trabalhado nesta atividade, para despertar o gosto e o prazer da leitura do texto literário, ampliar o conhecimento e o vocabulário e também aprimorar a arte de escrever.

OBJETIVOS

*Incentivar e valorizar a leitura como meio de aprendizagem da língua:
*Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura do texto literário;
*Ampliar o conhecimento e o vocabulário;
*Aprimorar a escrita para que o aluno saiba se expressar nas diferentes situações de uso;
*Desenvolver a oralidade através da encenação de fábulas para que o aluno saiba usa-la nas diferentes situações.

AÇÕES

*Leitura de Fábulas variadas (compreensão; interpretação e análise);
*Entendimento dos conceitos de intencionalidade, informatividade e intertextualidade
*Identificação das características das fábulas;
*Leitura de livros e textos e discuti-los;
*Pesquisa sobre o que é fábula, os autores: Esopo. La Fontaine, Ruth Rocha e Millor Fernandes;
*Identificação dos personagens das fábulas, e o que eles representam,
*Listagem dos provérbios;
*Fazer coletâneas de fábulas;
*Montagem de maquetes que representem o cenário e os personagens;
*Reprodução das fábulas através de gravuras ou histórias em quadrinhos;
*Recriar fábulas;
*Produção de fábulas a partir de provérbios;
*Encenação de fábulas ;
*Registro fotográfico;

MEIOS E RECURSOS

*Textos; *Coletâneas;
*Livros; *Teatro
*Internet *Fotografias
*Gravuras * Cenários
*Maquetes

AVALIAÇÃO

A avaliação será através da observação direta do professor, do desenvolvimento, interesse, participação, criatividade, dedicação e empenho dos estudantes durante a realização da atividades.
Na produção do texto escrito, será observado o domínio do gênero literário, o uso da linguagem adequada, ortografia, pontuação, concordância, coesão e coerência.
Na oralidade, será observada a pronúncia correta das palavras, a entonação, o ritmo e a fidelidade ao texto.

Nenhum comentário: